17 junho 2018

Manual do Cronograma Capilar para Iniciantes



Depois de muito tempo estou de volta. Finalmente arrumei um computador pra voltar a escrever para vocês :D Vou trazer hoje um manual sobre o cronograma capilar, principalmente para quem nunca ouviu falar disso, e também para quem esta com vontade de começar um e não sabe exatamente como iniciar. Vamos aprender?


Entendo a formação do fio do cabelo:


Para compreender a importância do cronograma capilar, devemos entender um pouco como funciona a composição de um fio de cabelo, O fio capilar possui 8% de água mais lipídeos. A composição do fio de cabelo é 90% de proteínas (sendo a maior a queratina), 2% de minerais e isso é igual para todos os cabelos do mundo. O que difere um cabelo do outro é a origem racial.

A queratina do cabelo é uma proteína formada por 18 aminoácidos, alguns minerais e pouquíssimo lipídeo.A queratina é insolúvel em água e solventes orgânicos, mas é muito sensível a produtos alcalinos e oxidantes, como tinturas permanentes e descolorações, processos químicos que envolvem água oxigenada no procedimento.

Nossos cabelos perdem nutrientes constantemente, devido às agressões que sofrem todos os dias: secadores, chapinhas, poluição, sol e processos químicos. Por isso, precisamos repor esses nutrientes conforme a necessidade de cada fio. Outros fatores determinantes que impactam a saúde dos fios é a dieta nutricional do indivíduo. Uma alimentação carente de proteínas, vitaminas e minerais pode alterar significativamente os ciclos capilares, 
fazendo com que ocorra queda ou apresente fios deficientes. Quadros de desnutrição levam à queda capilar, além de causar despigmentação do fio,afinamento do fio e a perda do brilho.

O cronograma capilar vai entrar para auxiliar a reposição desses nutrientes, vitaminas, queratina que perdemos por diversos fatores durante a vida, seja por química, poluição, mal cuidado dos fios, má alimentação, entre outros.

As fases do Cronograma Capilar:

Já vimos que o cabelo é composto basicamente de agua, proteinas e lipideos. A reposição de agua no cronograma será feito pela fase da Hidratação, a fase de repor proteinas estara tanto na fase de Hidratação quanto na de Nutrição, os óleos e umectação natural do fio entrará na fase de Nutrição, e a parte final geralmente a mais importante no caso de cabelos muito danificados, a Reconstrução irá repor a queratina e também mais proteínas que a hidratação e a nutrição não conseguiram repor ainda. Agora vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma das fases:

Hidratação: A principal função da hidratação é repor moléculas de água dos fios. Se o cabelo se apresenta sem brilho, levemente armado e ressecado, é sinal de que ele precisa de hidratação, por isso, num cronograma capilar, deve-se dedicar mais tempo nessa etapa. Todos os cabelos precisam da hidratação, até os mais oleosos, pois não danifica o fio, basta dar um intervalo de 48 horas entre uma e outra. Lembrando que o cabelo perde umidade diariamente por vários motivos e ações externas e acaba ficando ressecado. As máscaras hidratantes são as que contém em sua formulação substâncias como silicones, ativos a base de frutas, aloe vera (babosa), pantenol, glicerina e vitaminas. Essa fase deixa os cabelos macios, com balanço e sedosos. Pode ser feita com frequência pois não sobrecarrega os fios.

Nutrição: Também é conhecida como umectação e tem como função principal devolver lipídeos e nutrientes aos fios, proporcionando a oleosidade necessária. Nesse caso, cabelos que apresentam frizz (aqueles fios arrepiados) e sem balanço,desalinhados, embaraçados, muito ressecados e secos, são cabelos que necessitam de nutrição. As máscaras que encontramos no mercado, voltadas para o conceito de nutrição ou umectação, são aquelas que possuem ativos oleosos em sua composição, como óleos e manteigas (karité, abacate, cacau, cupuaçu, coco, murumuru) e até mesmo tutano,que é muito oleoso. O volume e as pontas duplas do cabelo diminuem, combate o ressecamento de cabelos que já possuem propensão a serem secos, deixando um excelente brilho. Geralmente é a fase em que se visualiza um resultado imediato, logo após a aplicação. Essa etapa pode ser feita toda semana ou a cada 15 dias. O processo serve para repor os lipídios que o fio precisa, além de ajudar a selar a hidratação dentro da fibra capilar, dar brilho e alinhar os fios, e nos cabelos crespos, definir os cachos..

Reconstrução: A reconstrução faz as “emendas” do fio, repondo as proteínas que o fio perde por inúmeras agressões. Geralmente, o cabelo que precisa de reconstrução apresenta-se poroso, fino, ralo, quebradiço, se partindo com facilidade. Algumas pessoas exageram na fase de reconstrução, aplicando muitos ativos para reconstruir o fio, porém, isso pode causar uma sobrecarga muito grande, deixando o cabelo endurecido e com excesso de queratina, facilitando a quebra do fio. Para se fazer uma reconstrução, é necessário manter hidratação e nutrição em dias alternados, para que o fio tenha as necessidades de água e nutrição supridas antes de sobrecarregá-lo somente com queratina. Pode-se fazer a cada 15 dias nos cabelos danificados ou quimicamente tratados e uma vez por mês nos cabelos sem química, a queratina em excesso deixa os fios rígidos e eles podem quebrar, ela também forma uma película de proteção no fio ajudando a selar a hidratação dentro da fibra capilar e fortalecendo o cabelo contra quebra. As máscaras que são para a etapa de reconstrução são ricas em creatina, queratina, aminoácidos de forma geral com arginina e cisteína. A fase de reconstrução serve para tratar a fibra capilar de dentro para fora e é a etapa mais potente do ciclo. Ela pode deixar o cabelo levemente endurecido, pois repõe a massa capilar, deixando os fios mais fortes e resistentes à quebra.

Montando o seu cronograma capilar


Até agora compreendemos que o cronograma capilar é uma agenda com etapas de acordo com a necessidade do cabelo, criada para repor massa, nutrientes e água que os cabelos perdem naturalmente todos os dias. Essa perda acontece de forma natural, seja por exposição ao sol, excesso de cloro na água, água muito quente para lavar o cabelo, poluição, uso de secadores, chapinhas e tudo mais. O segredo é identificar o que o cabelo mais precisa e colocar prioridade, sem esquecer das outras etapas que devem ser inseridas no cronograma também, mesmo que não sejam a necessidade prioritária dos fios naquele momento. É normal que uma etapa seja mais focada do que outras.

Dicas úteis:

  • ·         Cada agenda de cronograma é feita para um mês, ou 4 semanas de tratamento direto;

  • ·         Os resultados serão melhores se você segui-la corretamente;

  • ·         O ideal é cada fase seja feita de 3 em 3 dias;

  • ·         Os cabelos podem ser lavados com shampoo do seu gosto normalmente;

  • ·         Se tiver dúvidas de como aplicar a mascara para uma melhor hidratação clique aqui;

  • ·         A fase de nutrição pode ser substituída com uma umectação com olho vegetal que pode ser feita com óleo de coco, azeite de olivia, óleo de rícino, girassol, entre outros; 

  • ·         A fase de reconstrução pode ser substituída por uma queratinização, clique aqui e veja como ser feita;

  • ·         Não há necessidade de usar produtos caros, ainda mais se você não tiver condições no momento, desde que use a mascara correta para cada etapa;

  • ·         Se puder investir mais em alguma mascara, escolha a de reconstrução, se seus cabelos estiverem muito danificados;

Agora vamos montar um cronograma para cada estado de cabelo, o correto é você fazer uma analise de seus cabelos e selecionar o cronograma que melhor se adapta ao seu caso:

Cabelos Saudavéis:


Cabelo saudável é o cabelo natural, que não tem nenhuma química, não está ressecado nem com pontas duplas. Geralmente esse tipo de cabelo necessita apenas de uma reposição de hidratação e nutrientes.


Cabelos Danificados:



Cabelos danificados passaram por alguma química ou sofrem com excesso de calor, como chapinhas e secadores. Geralmente tem muito frizz, fios arrupiados, é um pouco ressecado, ou é pouco hidratado.

Cabelos Super Danificados:


Geralmente são cabelos que passaram por quimicas severas como alisamentos, descolorações, e não foram cuidados corretamente. Os sinais de dano são bem claros: fios opacos, ressecados, quebrados ou com queda, pontas super ressecadas e duplas, falta de maciez, entre outros.

Se você ficou com duvidas sobre qual cronograma escolher, aqui no site da Loreal Paris tem um teste ótimo para te ajudar a escolher! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

E ai? Gostou do artigo? Não gostou? Tem alguma critica? Não esqueça de deixar o seu comentário aqui :)

Popular Posts