10 novembro 2018

O que é a Drenagem Linfática?



Olá leitores, hoje irei falar um pouco sobre a drenagem linfática, um serviço oferecido em muitas clínicas de estética e institutos de beleza, que muita gente conhece, ou não, mas que tem muito desconhecimento sobre essa técnica de massagem, que além de ser relaxante trás consigo muitos benefícios. Eu como estudante de estética vou tentar passar para vocês um pouco sobre a drenagem linfática, e quem sabe após essa leitura você não se motiva a marcar uma seção com a sua esteticista?






Para começar vamos falar como surgiu a drenagem linfática, ela foi criada em 1936, pelo dinamarquês Emil Vodder e sua esposa Estrid Vodder, eles observaram que vários pacientes com estados gripais crônicos e sinusites crônicas tinham como sinal um aumento dos linfonodos na região cervical. Após terem feito essa observação, decidiram realizar um estímulo suave por meio de massagem nos linfonodos cervicais e verificaram melhora do quadro desses pacientes. Com isto, sistematizaram a técnica de Drenagem Linfática Manual, organizando um método com alguns movimentos orientados pelo sentido de drenagem. O Dr. Foldi Na década de 1960, e o Dr. Leduc em 1977, na Bélgica, também estudaram a técnica e a aperfeiçoaram, transformando-a no método que é aplicado hoje em dia.

 Emil e Estrid Vodder 


Na atualidade, a técnica de drenagem linfática manual é usada por todo o mundo e é empregada em diversos serviços de saúde para o tratamento de inúmeras patologias como também é utilizada na área da estética.

Alguns dos efeitos fisiológicos interessantes para nós são: aumento do fluxo da linfa para dentro dos capilares linfáticos; da velocidade do transporte da linfa; da quantidade de linfa filtrada pelos linfonodos; da diurese; bombeamento causado por compressão externa dos linfáticos; melhora das imunorreações celulares e diminuição de aderências em cicatrizes. (Clique aqui para entender o sistema linfático)



Você já pensou que a drenagem linfática pode ser uma grande aliada para as mulheres? A massagem terapêutica atua na prevenção de celulite e ajuda a limpar toxinas que formam os nódulos de gordura. Isso elimina o inchaço do corpo e aumenta a oxigenação da pele em um curto prazo. Muito bom, não é?

A indicação da drenagem linfática é muito ampla, podendo ajudar tanto na melhora de problemas estéticos, quanto em algumas complicações relacionadas à saúde, neste caso, com prescrição médica.



Indicações da drenagem linfática: Melhora da cicatrização; Menopausa; Cansaço nos membros inferiores; Celulite; Linfoedema; Dores musculares; Relaxamento;  Hematomas; Tensão pré-menstrual; Acumulo de líquidos;

Em alguns casos, faz-se necessária a autorização médica como nos casos de gestação, varizes sem complicações e pré e pós cirurgia plástica.



Contraindicações da drenagem linfática: Insuficiência cardíaca. Insuficiência renal crônica.
 Hipertensão arterial de difícil controle. Hipotensão arterial importante. Resposta inflamatória crônica. Câncer. Trombose venosa ou tromblofebites. Problemas relacionados à tireoide. Processos virais. Febre. Pele lesionada ou afecções cutâneas;

Antes de realizar qualquer procedimento estético, consulte o seu médico e só o realize com uma esteticista de confiança.


Um comentário:

E ai? Gostou do artigo? Não gostou? Tem alguma critica? Não esqueça de deixar o seu comentário aqui :)

Popular Posts