23 setembro 2016

Como fazer pão caseiro! Receita minha que sempre da certo



Olá meninas, hoje trago a receita de pão que eu mais faço e que sempre da certinho. Sei que muitas pessoas nao conseguem acertar na hora de fazer um bom pão caseiro, também vou trazer algumas dicas e o passo a passo para vocês. Vamos conferir?

Esse pão que eu fiz na foto, é doce, mas se voce preferir um pão salgado, é só seguir a mesma receita retirando o açúcar, e colocando uma colher de sobremesa de sal.

Ingredientes:

3 Ovos,
1 colher bem cheia de margarina;
1 pacote de fermento seco;
1  kilo de trigo (pode ser necessário um pouco mais que isso, sempre tenha um pouco a mais a mão)
500 ml de água morna;
1 xícara de açúcar;
100 ml de óleo de soja;
1 colher de sobremesa de sal;



Modo de Preparo: 

O primeiro passo é verificar se você tem todos os ingredientes a mão;

O segundo passo é levar ao fogo o 500 ml de água com a colher de margarina dentro, para que seja derretida, esse truque deixa seu pão mais macio. Cuidado para a água não ferver, pois isso acaba fazendo o fermento perder o efeito, deixe apenas mornar;


Em uma tigela bem grande, coloque dois dos três ovos, separe um para pincelar no pão no final;

Adicione o óleo, a água morna com a margarina, o sal e o açúcar; Misture bem com uma colher;

Acrescente o fermento e de mais uma boa misturada, espalhe ele bem por todo o liquido;

Agora comece a acrescentar o trigo. Coloque aos pouco, e vá misturando. Quando não conseguir mais misturar com a colher, jogue um pouco de trigo na mesa, ou pia, onde você ira sovar o pão, e jogue a massa. Misture com as mãos acrescentando trigo até não grudar mais da mão e formar uma massa lisa e homogênea; Não precisa sovar demais; A minha ficou assim:


Coloque a massa em uma tigela, cubra com um pano de prato, e deixe descansar de 40 a 60 minutos. Coloque em um lugar fechado, de preferencia dentro do forno desligado;

Após esse tempo a massa irá dobrar de tamanho. 


Unte a mesa com um pouco de trigo, e vire a massa. Agora você irá modelar os pães da maneira que você quiser. 

Sove um pouco para retirar o ar, e corte os pedaços da massa conforme você queira modela-los. Pode fazer bolinhas, roscas, tranças, ou o formato tradicional de pão caseiro. 


Agora vem a dica importante: Após modela-los, leve os para descansar novamente, até dobrar de tamanho. Do mesmo jeito, tampe com um pano de prato e deixe em um local fechado, pelo mesmo tempo, de 40 a 60 minutos ou até eles dobrarem de tamanho. Os meus ficaram assim:


Agora, pegue o ovo separado, e com o auxilio de um pincel passe por todo o pão antes de ir ao forno. Se gostar de pão docinho, jogue açúcar por cima. Esse passo não é obrigatório, mas deixa seu pão bem douradinho. 

Depois, leve ao forno, a 220 graus de 30 a 40 minutos. Vai depender do seu forno. 

Para saber se seu pão está pronto, ele ficara dourado por cima e quando bater nele, com o cabo de uma colher, fará um barulho de oco. 


Hum, que delicia quentinho com uma manteiga e café! 

Algumas dicas importantes:

É bom fazer pão em dias quentes, ele cresce melhor. Se você mora em lugares mais frios, para ele crescer, antes de levar a massa para descansar, ligue o forno no grau mais alto por 30 segundos. Depois desligue e coloque o pão. Essa dica o fará crescer mesmo em dias frios.

Se você gosta de pão bem fofinho, deixe a massa um pouco mais mole. 

Se deu o tempo e o pão não assou, aumente o grau do forno e fique de olho. As vezes seu forno é mais lento que o das outras pessoas. 

Para conservar seu pão, o guarde em uma tigela com tampa em temperatura ambiente por até 3 dias. Na geladeira ele ficará duro. 

Para finalizar, veja esse vídeo com dicas de modelagem. Solte sua criatividade! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

E ai? Gostou do artigo? Não gostou? Tem alguma critica? Não esqueça de deixar o seu comentário aqui :)

Popular Posts