22 agosto 2016

Tipos e Funções dos Shampoos


Ter um cabelo bonito começa na hora da limpeza dos fios. Ter uma boa higiene capilar todas nós queremos, é ai que entra nosso queridinho shampoo. Acredito que seja o cosmético mais utilizado, mesmo a mulher ou o homem que não liga muito para se cuidar, tem e usa um shampoo no banheiro. Então vamos saber mais sobre nosso detergente cosmético:


O shampoo é um produto para limpeza capilar que abre levemente as cutículas dos fios, para remoção da sujeira e outros produtos acumulados na fibra capilar, por isso é importante o uso do condicionador, pois ele fecha essas cutículas no final do processo de limpeza.

Por abrir as cutículas, o shampoo também é sempre o primeiro passo de vários tratamentos capilares e também de processos químicos, como selagens, progressivas, nesses casos usam-se produtos mais potentes do que o que encontramos com facilidade nos supermercados.

O shampoo utiliza os surfactante como principal ingrediente, isso são moléculas que tem ação detergente que ao serem postas nos fios fazem uma reação de limpeza. Os surfactantes mais comuns nas composições de shampoos são os surfactantes de sódio.

Shampoos sem Sulfato:
Shampoos sem sulfatos não possuem os surfactantes mais pesados e por isso promovem uma limpeza mais delicada sem ressecar os fios, também evitando que o cabelo desbote a cor. São ótimos para quem possuem os cabelos crespos, cacheados ou coloridos.
Shampoos Perolados:
Shampoos perolados são shampoos de tratamento, promovem uma limpeza mais suave, possui agentes condicionantes na formula, silicones e etc. Não são muito bons para uma limpeza profunda, por isso se o cabelo estiver muito sujo, o ideal é o uso de um shampoo de limpeza antes.
Shampoos Leitosos:
Esse tipo de shampoo possui o teor de limpeza bem baixo e geralmente são shampoos com funções especificas, como anticaspa, para tratamento de algum problema no couro cabeludo, como seborreia, shampoos indicados para cabelos coloridos, entre outros.
Shampoos Transparentes:
Eles são totalmente transparentes ou às vezes tem um pouquinho de cor, mas é bem translucido. Eles são ótimos para fazer uma boa limpeza, removendo a sujeira e a oleosidade excessiva dos fios.
Shampoos Anti Resíduos:
Esse tipo de shampoo possui alto teor de limpeza, como o nome já diz, removem todo resíduo de sujeiras e produtos que entraram em contato com os fios. Eles abrem muito as cutículas por isso são indicados para serem utilizados antes de hidratações profundas e tratamentos, e também antes de fazer alguma química nos cabelos. Mas para uma limpeza, é bom usa-lo só de 15 em 15 dias ou menos, pois como abre muito as cutículas, sendo usado como um shampoo comum pode deixar os fios porosos e ressecados.
Shampoo sem sal ou com sal?

O sal utilizado nos shampoos, é o mesmo que usamos na cozinha. Ele serve para dar mais volume no produto e fazer mais espuma. O sal é solúvel em agua, ou seja, assim que enxaguamos os cabelos ele vai todo embora no ralo, não se aloja nos fios. Então não existe uma diferença enorme entre um com sal e outro sem sal, a diferença é que um fabricante quis economizar, kk, mas ai vai de gosto. Há quem sinta diferença, há também quem não sinta. Mas fazer mal para o cabelo, o sal, tem muito mito na história. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E ai? Gostou do artigo? Não gostou? Tem alguma critica? Não esqueça de deixar o seu comentário aqui :)

Popular Posts