30 agosto 2016

Como cuidar de cabelos quebrados


Processos químicos, maus cuidados com os cabelos, entre outras causas, podem deixar os fios quebradiços, e como tratar os fios quebrados? Nesse artigo separei várias dicas para recuperar os cabelos quebradiços.

O primeiro passo para começar a cuidar dos fios  é identificar a causa dos problemas: pode ser o uso excessivo de secadores e chapinhas, excesso de cloro e sal nos fios, excesso de processos químicos sem os devidos cuidados. Além também que pode ser causado por má alimentação.

O tratamento dos cabelos quebrados deve ser externo e interno. O tratamento externo consiste no uso de cremes, shampoos, óleos, ampolas, entre outros  cosméticos indicados para cabelos quebrados. O tratamento interno, consiste no reforço da alimentação com suplementos vitamínicos indicados para o tratamento dos cabelos, fáceis de ser encontrado em farmácias. As vitaminas indicadas são a A, B1, B2, B5 e E, e também sais minerais. Nesses casos, procure um médico para a melhor indicação de uma vitamina.
Durante o tratamento, o ideal é evitar o uso de fontes de calor nos fios, exposição excessiva ao sol e ao sal da agua do mar, e também ao cloro das piscinas, também evitar processos químicos.
Cuidados na hora da lavagem:
Durante a lavagem dos cabelos, não use agua quente, pois pode piorar ainda mais a quebra. Utilize shampoo e condicionador específicos para cuidar de cabelos quebradiços, e invista também naquelas mascaras de tratamento de 3 minutos, que usamos durante o banho, mascaras reconstrutoras e com queratina são as mais indicadas.
Não penteie os cabelos quebrados no banho, nem muito molhados, pois vai acabar quebrando ainda mais. Na hora de enxugar os fios, não esfregue a toalha e nem faça um turbante. Apenas retire o excesso de agua delicadamente.
Cuidados ao pentear:

Desembarace os cabelos com os fios úmidos, após retirar o excesso de agua, aplique creme para facilitar o desembaraço, e utilize pentes de dentes largos, para evitar a quebra. Pentes de madeira são indicados também, pois evitam o frizz.
Deixe o cabelo secar naturalmente.
A importância da hidratação:
As hidratações são essenciais para recuperar cabelos com qualquer tipo de problema, e a quebra não é diferente. Faça hidratações semanais, ou até duas vezes por semana, em um dia opte por uma mascara de hidratação profunda e em outra faça uma reconstrução. Utilize ampolas e óleos naturais para intensificar o poder da hidratação. Falando em óleos naturais, outra coisa que auxilia muito na recuperação capilar é a umectação capilar, que pode ser feita de 15 em 15 dias, utilizando óleo de coco ou azeite de oliva.
Corte regulamente:

Mantenha sempre os fios aparados e sem pontas duplas. Em casos graves de cabelos quebrados, há necessidade de cortar bem o comprimento deixando os cabelos curtos, principalmente se a pessoa não tiver paciência para esperar o resultado do tratamento, que não é rápido, mas no final dará tudo certo, e os cabelos estarão lindos novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E ai? Gostou do artigo? Não gostou? Tem alguma critica? Não esqueça de deixar o seu comentário aqui :)

Popular Posts